quarta-feira, 3 de abril de 2013

Conferência de Alexandre Flores, "Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação na Outra Banda (1563-1583)" (2-4-2013)


Foi no passado dia 2 de Abril de 2013, na Academia de Marinha, em Lisboa, perante um auditório repleto de membros da mesma e outros convidados, incluindo uma representação da Presidência da Câmara Municipal de Almada, que o professor Alexandre Magno Flores, historiador e investigador local, arquivista responsável pelo Arquivo Histórico Municipal de Almada, apresentou uma conferência com o título “Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação na Outra Banda (1563-1583)”, dedicada ao autor da Peregrinação, escritor, aventureiro e insigne figura da História e Cultura portuguesas do século XVI e inserida no âmbito dos 450 anos da sua ida para o concelho de Almada.


                   Fernão Mendes Pinto  (*)         Excerto do frontispício holandês da Peregrinação 


  1.ª Ed. Peregrinação
Alexandre Flores destacou nesta conferência, sobretudo, os últimos 20 anos da vida do “andarilho do Oriente”, nos quais FMP viveu no concelho de Almada, na zona do Pragal, aqui constituindo família e convivendo com o meio e sociedade locais, quer como Juiz da vila, da Câmara, e Mamposteiro da Gafaria de S. Lázaro, de Cacilhas, e da Albergaria de Almada. Referiu-se, em particular, a importantes figuras históricas nacionais, contemporâneas de FMP em Almada, tais como D. João de Portugal, D. João de Abranches, Francisco de Sousa Tavares, João Lobo, Diogo de Paiva de Andrade e os seus irmãos Frei Tomé de Jesus e Francisco de Andrade, poeta e Cronista mor do Reino, responsável pela organização da primeira edição da obra maior de FMP – Peregrinação, editada em 1614, e que no século XVII foi traduzida e editada em mais de seis idiomas diferentes, o que constituiu, à época, talvez o primeiro grande sucesso literário da língua portuguesa.
 
Diogo de Paiva Andrade         Frei Tomé de Jesus     

João de Barros
Foi na sua quinta de Palença, na outra banda, que FMP escreveu a sua obra, a qual ofereceu aos seus filhos. Aqui recebeu ilustres visitantes, tais como João de Barros, Bernardo Neri (embaixador de Cosme I de Medici, Grão Duque da Toscânia) e Giovanni Pietro Maffei (historiador da Companhia de Jesus), interessados nas notícias que FMP trouxe do Oriente, nomeadamente do Japão, onde esteve quatro vezes. Foi também em Almada que FMP terá contado ao próprio D. Filipe II de Espanha as suas memórias de viagem.


Vista aérea do Vale de Palença (freg.ªs Caparica e Pragal), com as Quintas de Montalvão (1), S. Lourenço (2) e Palença de Cima (3). De acordo com Alexandre Flores, numa delas terá vivido Fernão Mendes Pinto.

Nesta conferência, além de diversos aspetos, já conhecidos, da biografia do escritor, a qual tem sido investigada, quer pelo próprio Alexandre Flores desde a década de 1970, quer por vários autores como Jordão de Freitas, Romeu Correia, Pereira de Sousa, Pais Brandão, Rebecca Katz, Fernando-António de Almeida, e muitos outros; foram ainda apresentados elementos inéditos, recentemente descobertos por um investigador local na documentação do Convento de S. Paulo de Almada, o mais interessante dos quais é sem dúvida a identificação das filhas de Fernão Mendes Pinto – D. Madalena de Brito e D. Joana de Brito, aqui falecidas e sepultadas no referido convento, a quem doaram a sua parte da Quinta de Monte Alvão, propriedade ainda hoje existente e situada no Vale de Palença, entre as freguesias de Caparica e Pragal, a qual poderá ter sido a casa e quinta onde viveu Fernão Mendes Pinto, local da escrita da sua Peregrinação.


Extracto do Tombo de S. Paulo de Almada (1762) (**) onde são referidas as «filhas de Fernão Mendes Pinto», que em 1638 deixaram, em testamento, parte da sua Quinta de Monte Alvão, ao Convento de S. Paulo.

O texto da conferência será oportunamente divulgado ao público através da sua publicação nos Anais da Academia de Marinha


RUI M. MENDES
Monte de Caparica, 3 de Abril de 2013

Fotografia de Luis Bayó Veiga.
(*) Gravura de Fernão Mendes Pinto, publicada por Alexandre M. FLORES, Reinaldo Varela GOMES e R. H. PEREIRA DE SOUSA – Fernão Mendes Pinto: subsídios para a sua bio-bibliografia. Almada: Câmara Municipal de Almada, 1983.
(**) Imagem do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.



Algumas das Edições originais da Peregrinação no século XVII:

  
Primeiras edições da Peregrinação em português (1614) e castelhano (1620)

   
Primeiras edições da Peregrinação em francês (1628) e holandês (1650)

   
Primeiras edições da Peregrinação em inglês (1653) e alemão (1671)
PORTUGUÊS – Peregrinação em que dá conta de muitas e muito estranhas coujas que vio e ouvio no Reyno da China, no da Tartaria, no do Sornau, que vulgarmente se chama do Sião, no do Caliminhan, no do Pegù, no de Martavão, e em outros muitos Reynos e Senhorios das partes Orientaes de que nessas nossas do Occidente há muito pouca ou nenhuma notìcia.
Lisboa, ed. Pedro Crasbeeck, org. Francisco de Andrade, ded. D. Filipe II, 1614.
Lisboa, ed. António Crasbeeck de Mello, 1672.
CASTELHANO – Historia oriental de las peregrinaciones de Fernan Mendez Pinto
Madrid, ed. Tomas Iunti, trad. Francisco Herrera Maldonado, ded. Arcebispo de Toledo, 1620.
Madrid, ed. Diego Flamenco, 1627.
Valência, ed. Bernardo Nogues, 1645.
Madrid, ed. Melchor Sanchez, 1666.
FRANÇÊS – Les Voyages advantureux de Ferdinand Mendes Pinto
Paris, ed. Maturin Henault, trad. Bernardo Figueira, ded. Cardeal Richelieu, 1628.
Paris, ed. Arnauld Cotinet & Jean Roger, 1645.
HOLANDÊS – De wonderlyke reizen van Fernando Mendez Pinto
Amsterdam, trad. Jan Hendrik Glazemaker, 1650.
Amsterdam, ed. Jan Rieuwertsz en jan Hendriksz – Boekverkopers, 1653.
INGLÊS – The Voyages and Adventures, of Fernand Mendez Pinto
Londres, ed. J. Macok, trad. H(enry) C(ogan) Gent, ded. William Earl of Strafford, 1653, 1663.
Londres, ed. R. Bentley, 1692.
ALEMÃO – De Wunderliche und Merckwürdige Reisen Ferdinandi Mendez Pinto
Amsterdam, ed. Heinrich e Dietrich Boom, 1671.
Strasbourg, ed. ex Officina Poor et R Waechteer, 1674.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Mais uma actividade sobre Fernão Mendes Pinto:
      http://boasnoticias.clix.pt/noticias_Exposi%C3%A7%C3%A3o-sobre-Fern%C3%A3o-Mendes-Pinto-em-Toronto_14875.html

      Eliminar